Embora tenha-se instituído o 6 de abril como o Dia do Carbonara, a verdade é que esse molho de origem romana e de preparo prático e saboroso – desde que feito com os ingredientes corretos e de boa procedência –, merece uma degustação a qualquer dia, assim, sem cerimônia. Por isso, GULA publica com exclusividade a receita do rigatoni a carbonara feita pelo chef Fernando Bonciani, da Bráz Trattoria, que segue à risca a receita tradicional romana, sem atalhos ou adaptações. Embora o chef mencione o rigatoni, ele lembra que outros tipos de massa podem ser a base, a exemplo do espaguete, do linguine e do penne.
Rigatoni a carbonara
Por Fernando Bonciani, da Bráz Trattoria
Ingredientes (para duas porções):
200 gramas (g) de rigatoni
6 gemas de ovo caipira
100g de queijo pecorino
100g de guanciale
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Retire a pele do guanciale e corte-o em tiras finas. Leve à frigideira em fogo médio para que o embutido solte parte de sua gordura e fique crocante. Reserve separadamente o guanciale e a gordura (iremos usar ambos mais à frente).
Rale o queijo pecorino na parte mais fina do ralador. Em uma tigela, misture o queijo com as gemas, a gordura do guanciale reservada e a pimenta-do-reino. Reserve em temperatura ambiente.
Coloque água e sal em uma panela para ferver. Adicione a massa e cozinhe por 10 a 12 minutos (ou no tempo indicado na embalagem).
Retorne o guanciale à frigideira e, em seguida, adicione a massa cozida. Misture bem com a gordura do guanciale. Adicione a mistura de ovos e queijo na tigela, junto com um pouco da água do cozimento da massa. Mexa até atingir o ponto de cremosidade.
Sirva em dois pratos e finalize com mais pecorino ralado e pimenta-do-reino a gosto.
Serviço:
Bráz Tratttoria
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72, Cerqueira César (mais dois endereços).
www.braztrattoria.com.br