De forma inédita, o Brasil conquistou pela primeira vez o 1o lugar no Campeonato Internacional de Jovens Confeiteiros, promovido pela UIBC (União Internacional de Padeiros e Confeiteiros), e realizada na 30ª edição da FIPAN, uma das maiores feiras mundiais do setor de panificação, realizada entre os dias 22 e 25 de julho, em São Paulo.
A equipe nacional, formada por talentos do SENAI-SP, foi composta pela aluna Raphaella Murzia, de 21 anos, com o suporte de sua treinadora, Gabrielle Belchior, também com 21 anos. Ambas são amigas e frutos do programa de formação do SENAI-SP, onde iniciaram suas trajetórias na confeitaria. "É um orgulho imenso colocar o Brasil no topo. Sentimos que agora estamos na foto, mostrando que o país tem um potencial incrível que nem sempre é visto lá fora. Essa vitória dá um novo significado para a confeitaria brasileira, que passa a ser ainda mais respeitada", celebra Raphaella.
Com o tema central ‘A Arte da Confeitaria’, cada equipe teve liberdade para interpretar o conceito de forma criativa. O Brasil apostou em elementos que simbolizam tanto a arte quanto a confeitaria, como cavalete, quadro de pintura, batedeira e manga de confeitar, entre outros.
“Na confeitaria, utilizamos uma ampla variedade de ingredientes e instrumentos. Durante a prova, realizamos diferentes preparações, o que nos permite trabalhar com uma seleção livre de ingredientes — sendo os mais comuns os chocolates de origem belga, diferentes tipos de açúcar, farinhas variadas, oleaginosas, frutas frescas e polpas, espessantes, bebidas alcoólicas, entre outros”, explica Gabrielle Belchior.
Partilhar