Eu já sabia

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Redação

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A ciência comprovou o que toda gente já sabia! Beber vinho de alta qualidade realmente faz você se sentir mais feliz. A conclusão é de um estudo científico realizado após um evento em Pisa, na Itália.

A ideia do estudo do National Researcg Council of Italy foi publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture era investigar se as expectativas em relação à qualidade do produto, nesse caso um bom vinho, afetariam o prazer de uma experiência.

O teste foi realizado na edição de 2022 do Festival da Internet em Pisa, Itália, onde, como um experimento social com uma metodologia confiável, por meio de sensores vestíveis, foram medidas as emoções despertadas em um contexto ao vivo nos consumidores por diferentes tipos de vinhos.

Cinco vinhos foram testados, dois dos quais os cientistas descreveram como "defeituosos" e três que eram amostras de alta qualidade, em 50 consumidores em um "contexto estimulante" com música jazz ao vivo ao fundo.

Foram registrados os resultados explícitos por meio de questionários e os resultados implícitos por meio do eletrocardiograma (ECG) registrado pelos sensores vestíveis.

De acordo com os resultados da pesquisa, a autora do estudo, Dra. Lucia Billeci, do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, disse que o vinho "sem dúvida gera uma resposta emocional significativa nos consumidores" e que a resposta é "multifacetada e atribuível ao nível de qualidade do vinho degustado".

Ele disse: "De fato, se todas as coisas forem iguais, enquanto bebem vinho, mesmo os consumidores não treinados podem reconhecer perfeitamente os bons vinhos em comparação com produtos de qualidade inferior”

"Os vinhos de alta qualidade são capazes de induzir um espectro de emoções positivas, conforme observado pela análise dos sinais de ECG, especialmente quando são acompanhados de música de fundo”, ressaltou a Dra. Billeci.

Concluindo, os cientistas relataram que a estrutura "certamente foi vantajosa para os vinhos de boa qualidade" e produziu "características emocionais positivas no paladar até mesmo de alguns consumidores menos experientes".

Além disso, disseram que houve um "efeito de arrastamento" em direção a um humor positivo, que foi gerado pelas condições do ambiente, ou seja, boa música em um local bonito.