Golpistas do Google

Fotografia: Divulgação
Alexandre Lalas

Alexandre Lalas

Matt Powell, chef proprietário do pequeno restaurante Annwn em Pembrokeshire, País de Gales, que acabou de ser incluído no Guia Michelin, foi chantageado por um golpista, que exigiu dinheiro para não publicar críticas negativas falsas no Google. 

 

Ao ser ameaçado, Powell fez o que qualquer pessoa faria: bloqueou o fraudador. Não adiantou. Ao perceber que perdera acesso ao chef, o bandido publicou uma série de imagens falsas no Google Reviews, como se estivesse mostrando comida do restaurante de Powell, incluindo fotos de roedores como se fossem parte do cardápio. O menu da casa de Powell é baseado em grãos e ervas galeses, truta pescada em corcéis, ostras e caranguejos de Pembrokeshire.

 

Mas não apenas fotos e comentários bizarros surgiram no perfil do restaurante. Avaliações dando apenas uma estrela para o Annwn, que anteriormente só acumulava elogios online, de repente apareceram aos montes. 

 

Na sequência, o chef recebeu uma mensagem de alguém que se identificou como “Masoom do Paquistão”. O perfil reconhecia que havia publicado as críticas e fotos e pedia £50 para apagar tudo e parar com as postagens. E a mensagem continuava com o seguinte conteúdo:  "Se você me bloquear novamente, publicaremos outras críticas negativas e adicionaremos mais de 40 fotos nojentas diariamente. Adicionar críticas negativas não é difícil para nós, pois temos nossa própria equipe."

 

Imediatamente, o chef buscou contato com o Google para denunciar a situação e pedir providências. No entanto, o contato não foi fácil e as postagens só foram apagadas após vários dias. 

 

"Foi um choque ter que lidar com isso e bastante estressante", disse Powell ao site Wales Online. "O problema é que não se pode entrar em contato com o Google facilmente, mesmo sendo uma das empresas mais ricas do planeta. Demorou muito para resolver o problema".

 

O chef lamentou ainda que toda esta situação tenha acontecido justamente quando o Annwn vive o melhor momento desde que abriu. ”Estamos apenas começando e, financeiramente, é difícil. As pessoas acham que você está ganhando um monte de dinheiro, mas somos uma empresa familiar que faz oito ou dez couverts, temos apenas quatro mesas! Não ganhamos muito dinheiro e não vamos para a cama antes das três da manhã depois de um serviço. É difícil, e então recebemos um lixo como esse".

 

Embora Powell acredite que os danos causados pelas avaliações falsas tenham sido limitados devido ao fato de algumas das fotos de comida serem "bizarras e pouco críveis", ele está pedindo que o Google imponha medidas mais rigorosas para garantir que as avaliações sejam genuínas. "Gostaríamos muito que o Google introduzisse um sistema pelo qual os restaurantes pudessem dar um código aos clientes genuínos que lhes permitisse deixar comentários no Google", disse ele, coberto de razão.