Incêndios ameaçam Napa Valley

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Incêndios velozes e ferozes explodiram em Napa Valley, se espalharam por Sonoma, forçaram a evacuação de cidades, queimaram vinícolas e, além de ameaçar vidas e propriedades, são outro golpe forte na colheita 2020 na mais importante região vitivinícola norte-americana.

 

Em Santa Helena, o fogo reduziu a cinzas o Château Boswell (na foto). Hourglass e Tuck Beckstoffer estão entre as vinícolas que relataram grandes danos no coração de Napa Valley. Ainda não se conhece a extensão total dos danos na região, até porque o fogo segue avançando.

 

O incêndio começou pouco antes das 4 da manhã de 27 de setembro próximo à comunidade de Deer Park, e rapidamente se espalhou para o sopé oriental entre Calistoga e Santa Helena, no coração do Vale de Napa. Existem agora vários incêndios em Napa e Sonoma, que consumiram um total de 11.000 acres, com zero por cento de contenção, de acordo com a agência estadual Cal Fire.

 

O Château Boswell de Santa Helena foi vítima do incêndio. A foto mostra a vinícola, que fica do outro lado da trilha Silverado da vinícola Rombauer e a 1,6 km ao norte de Duckhorn, envolta em chamas na noite de domingo.

 

Outras vinícolas começaram a relatar grandes danos na manhã de segunda-feira. Na Hourglass, que tem participações em Santa Helena e Calistoga, "é difícil dizer qual é o verdadeiro dano", disse o enólogo Anthony Biagi. “O fogo queimou nosso vinhedo Blueline adjacente ao Rancho Calistoga.” Ele relatou que o vinho armazenado nas barricas na adega da vinícola estará seguro, mas que outras estruturas na propriedade serão consideradas perdidas.

 

No domingo, a velocidade do fogo desencadeou evacuações a leste da trilha Silverado, incluindo um hospital local, Meadowood Resort, Calistoga Ranch e várias vinícolas e vinhedos. “Queimou até as portas da sala de degustação”, disse ao Wine Spectator o coproprietário e enólogo do Mending Wall, Thomas Rivers Brown. Ele disse que ainda havia 10 toneladas de uvas penduradas nas vinhas da propriedade no canto nordeste da denominação de Santa Helena, as quais agora serão perdidas. “Com certeza vamos colocar no chão”, lamentou.

 

O fogo foi alimentado por fortes ventos inconstantes e rajadas de até 70 mph no Monte Santa Helena. Equipes de bombeiros atacaram o fogo no início com apoio aéreo de aviões-tanque e helicópteros DC-10, na esperança de obter o controle do incêndio. O potencial para ventos fortes permanece na previsão até segunda-feira à noite.

 

Havia até a tarde desta segunda-feira, 743 casas e cerca de 1.857 pessoas sob ordem de evacuação obrigatória, com mais 2.123 casas e 5.282 pessoas sob aviso de evacuação, o que significa que devem estar preparados para sair, se necessário.

 

Existem cerca de 64 vinícolas, bem como propriedades rurais e comunidades remotas, nas áreas atualmente sob ordens e avisos de evacuação, de acordo com o Escritório de Serviços de Emergência do Condado de Napa.

 

Embora as 475 vinícolas da região de Napa Valley representem apenas 4% do total da safra anual de uvas da Califórnia, elas respondem por metade do valor de varejo de todos os vinhos da Califórnia vendidos, de acordo com o grupo comercial Napa Valley Vintners.