No Brasil, surge uma nova cervejaria a cada 2 dias

Anuário da Cerveja 2022, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, aponta que existem 1729 indústrias cervejeiras em funcionamento no país

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Divulgado na quarta-feira, 5 de julho, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o "Anuário da Cerveja 2022”, relata que ao longo de 2022 foram abertas 180 novas cervejarias no Brasil. Esse que é o principal relatório oficial com dados do setor cervejeiro no país, aponta que existem 1729 indústrias cervejeiras em funcionamento no território nacional, a maioria delas micro e de pequeno e médio portes.

Com base em dados do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), o anuário mostra que houve um crescimento de 11,6% em comparação com 2021 e que ao menos 722 municípios já possuem suas próprias cervejarias.

O estado de São Paulo continua sendo o campeão, com 387 cervejarias registradas (47 novos estabelecimentos), seguido pelo Rio Grande do Sul (310 fábricas, ds quais 25 são novas) e por Minas Gerais, que alcançou 222 cervejarias, com 33 novos empreendimentos.

Vale destacar o crescimento relativo da região Norte, com seis novas fábricas, que representam 20% a mais na comparação com 2021, e um total de 36.

O anuário pode ser acessado no site do MAPA, pelo endereço https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/setor-cervejeiro-segue-crescendo-a-cada-ano-aponta-anuario.