Novo Pêra-Manca tinto 2018 disponível no final do ano

Pela 17ª vez, ícone do Alentejo é declarado pela Adega da Cartuxa

Fotografia: DR
Redação

Redação

É sempre das mais aguardadas notícias para os amantes dos vinhos do Alentejo. Está quase a sair para o mercado mais uma edição do Pêra-Manca tinto, a 17ª da história.

O anúncio é feito pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), que detém a Adega da Cartuxa, em comunicado onde são referidas as  “condições excecionais” do ano 2018.

“Existe a expetativa que, sob as cepas que dão origem às uvas do Pêra-Manca tinto, tenha caído toda a generosidade da natureza que permite a obtenção de vinhos dessa excelência”, refere o diretor de produção e enólogo da FEA, Pedro Baptista.

Depois de uma “cuidada fermentação” e de 18 meses de estágio em tonéis de carvalho francês e de quatro anos de estágio em garrafa nas caves do Convento da Cartuxa, em Évora, confirma-se o lançamento, que estará disponível a partir do último trimestre deste ano.

A edição de 2018 sucede à de 2015, tratando-se de um lote que volta a combinar as castas Aragonez e Trincadeira, do qual resultaram cerca de 21.000 garrafas. O lançamento oficial acontecerá em outubro, momento em que serão divulgados mais detalhes sobre este novo Pêra-Manca tinto (aquando do lançamento, em 2021, a edição 2015 foi lançada com um PVP em torno dos 275,00 €, tendo tido uma produção na ordem das 44.000 garrafas).