O segredo do pão de queijo perfeito

Confira a receita infalível, desenvolvida pela equipe do Inhac, escola de gastronomia liderada pelo chef Leo Paixão, e que formou sua primeira turma

Fotografia: Divulgação; Miguel Icassatti
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

O dia 20 de maio foi histórico para a formação de novos talentos da gastronomia em Belo Horizonte. Na data, 58 novos cozinheiros da primeira turma do curso técnico em Gastronomia do Inhac (Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias, receberam seus diplomas depois de terem concluído as 960 horas de aulas ao longo de quase dois anos letivos. 

Dirigido pela professora Sarah Rocha e com o suporte do chef Leo Paixão, o Inhac é uma escola social de gastronomiaque tem como propósito a inserção de jovens no mercado de trabalho. O curso, com 80 vagas anuais, é gratuito e privilegia jovens em situaçao de vulnerabilidade. Com uma impressionante infra-estrutura, os estudantes têm à disposição biblioteca de gastronomia, salas de aula adaptadas, mezanino gourmet, área de convivência e duas cozinhas-laboratório, e podem compartilhar das experiências do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), integrado ao espaço. 

GULA esteve presente na cerimônia de formatura da primera turma do Inhac e trouxe de Belo Horizonte uma receita infalível, criada pelos professores da escola, para o pão de queijo perfeito. Confira:

Pão de Queijo, por Inhac
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:
350 gramas de polvilho azedo
150g de polvilho doce
25g de manteiga
100 mililitros de óleo vegetal
15g de sal
3 ovos
300ml leite integral
250g de queijo-de-minas Dona Iaiá ralado
150g de queijo d'Alagoa ralado

Preparo:
Pré-aqueça o frono a 180 graus
Ferva o leite, o óleo e a manteiga, e despeje sobre a mistura dos polvilhos, em um bowl grande. Misture bem para escaldar.
Quando esfriar, entre com os ovos, um a um, mexendo até dar o ponto da massa (caso a massa esteja cremosa ao incorporar o segundo ovo, não adicione o terceiro. Avalie).
Entre com os queijos ralados e misture bem, novamente. A massa deve estar firme o suficiente para ser modelada, sem grudar nas mãos. 
Unte com óleo as mãos e faça bolinhas do tamanho de um bombom sonho de valsa. 
Asse até que cresçam e dourem. Não abra o forno até que atinjam o ponto desejado.