Raça nobre

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

O Ratonero Bodeguero Andaluz, uma raça espanhola de terrier, semelhante ao Jack Russell, foi considerada pelo conselho municipal de Jerez patrimônio cultural da cidade. O cão é conhecido por manter as adegas de vinho livres de ratos e camundongos. É a primeira raça espanhola de cachorros a obter tal status no país.

 

“O delegado Rubén Pérez acredita que este será um catalisador para a valorização desta raça, que está tão intimamente ligada à cidade de Jerez e suas vinícolas”, disse um tweet da Câmara Municipal de Jerez.

 

O Ratonero Bodeguero Andaluz tem raízes que datam do século XVIII. A raça surgiu quando comerciantes de vinho ingleses se estabeleceram em Jerez, trouxeram ancestrais dos Fox Terriers da Grã-Bretanha e os cruzaram com cães caçadores de ratos locais. Em 1900, o Toy Terrier foi cruzado com a raça.

 

Semelhante em aparência ao Jack Russell Terrier, foram originalmente criados para manter as bodegas de Jerez livres de camundongos e ratos. O Ratonero Bodeguero Andaluz foi reconhecido como raça indígena espanhola em 2000 pelo Ministério da Agricultura e pelo Kennel Club espanhol. Conhecidos por sua energia ilimitada e natureza afetuosa, os cães ágeis e atléticos têm pelos brancos curtos, marcas faciais pretas e castanhas e orelhas inseridas altas que se curvam na ponta.