Solidariedade

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

A agência de relações públicas que cuidou da imagem e promoção do vinho libanês em mercados como o Reino Unido está lançando um leilão de vinhos para arrecadar dinheiro para as vítimas da recente explosão no porto de Beirute que devastou a capital do Líbano.

 

Madeleine Waters, relações-públicas especializada em alimentos e bebidas, dirigiu as campanhas em prol do vinho libanês entre 2010 e 2014. Ela agora está a organizar a arrecadação de vinhos para uma degustação deseguida de leilão, via zoom, a ser realizada entre 28 e 31 de agosto.

 

A inspiração de Madeleine foi um leilão de vinhos australianos, realizado em janeiro, com o intuito de arrecadar fundos para as vítimas dos incêndios florestais que assolaram aquele país.

 

O vinho é um dos principais produtos que o Líbano exporta. A destruição do porto, porta de saída da grande maioria da produção libanesa, tende a provocar um efeito imprevisível na distribuição da bebida para o mercado externo.  

 

O país sofre com uma crise econômica sem precedentes que já causou o empobrecimento de boa parte da população economicamente ativa do país. O cenário ficou ainda pior com a pandemia de Covid-19. A explosão da principal porta de entrada e saída de produtos do país tem potencial para gerar uma crise ainda mais dolorosa para o povo libanês.

 

As instituições de caridade que serão beneficiadas com a iniciativa de Madeleine serão a Impact Lebanon, uma organização de ajuda humanitária que distribui fundos para ONGs que trabalham em Beirute, e o fundo para reconstruir o Souk el Tayeb & Tawlet, de Kamal Mouzawak, uma cozinha comunitária que também é um mercado de agricultores que apoia uma grande variedade de produtores e que foi gravemente afetada pela explosão.

 

De acordo com uma pesquisa do BlomInvest Bank de 2019 com a associação oficial de produtores de vinho do país, Union Vinicole du Liban (UVL), o Líbano produz cerca de 8,5 milhões de garrafas por ano em 2018 e exportou cerca de 50% para mercados internacionais. Embora tenha cerca de 46 produtores, com pouco mais da metade (24) pertencentes à UVL, os quatro maiores produtores do país - Chateau Ksara, Chateau Kefraya, Chateau Musar e Chateau St. Thomas - juntos produzem cerca de 70% da produção total do país.

 

Interessados em saber mais sobre a iniciativa podem entrar em contato com Madeleine através do email madeleine@weareco.co.uk.