Todos os oceanos se encontram em SP

Entre os dias 21 e 23 de outubro, o Distrito Anhembi, em São Paulo, recebe a quarta edição da Seafood Show Latin America, um dos maiores do setor de pescados e frutos do mar na América Latina

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

A quarta edição da Seafood Brasil consolida o evento, que acontece de 21 a 23 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, como um dos maiores do setor de pescados e frutos do mar na América Latina. No ano passado, a feira, que tem por objetivo promover e fomentar o consumo dos pescados e reunir toda a cadeia do setor, recebeu 4 mil profissionais qualificados, teve a participação de 24 estados brasileiros e expositores de 18 países, além de visitantes internacionais e mais de 100 marcas expositoras. Os números fortalecem o objetivo dessa grande arena de negócios dedicada a promover o consumo de pescado e reunir os principais representantes dos elos do processamento e comercialização de peixes, moluscos e crustáceos de toda a Região.

Alguns destaques da feira são a programação de palestras e debates relacionados ao setor, os workshops com chefs renomados e os concursos: em especial, o Campeonato Brasileiro de Sushi, a disputa Melhores Peixeiros do Brasil, que premiará quem foi destaque na venda de pescados no país, e o prêmio Seafood Innovation Show. O público poderá participar, por exemplo, de uma aula show no dia 22/10, às 15h, na plenária da ABRASEL, com o chef Ítalo Rosa, que apresentará o prato Filé de Aruanã ao molho de castanha-do-pará, purê de banana-da-terra e taioba refogada, uma criação que valoriza ingredientes típicos da culinária Amazônica.

A feira também dará espaço especial à culinária oriental, com um painel organizado pela Associação Brasileira da Gastronomia Japonesa (ABGJ), reunindo chefs e especialistas para discutir a aplicação dos pescados na culinária Nikkei e em outras vertentes da gastronomia japonesa. Para o varejo, a grande novidade é a apresentação de uma pesquisa exclusiva da Scanntech, com dados atualizados sobre o comportamento do consumidor e as principais tendências do mercado de pescado no varejo latino-americano.

Entre as dezenas de estandes, será possível observar lançamentos relacionados à cultura de tilápia – que domina 80% da criação de peixes no país, segundo os organizadores da Seafood –, como é o caso da Bello Alimentos e Mar & Terra, que anuncia o lançamento da tilápia eviscerada, pronta para a grelha. Já a Coopermota, cooperativa sediada em Cornélio Procópio, no Paraná, exibe suas atividades de processamento de matérias primas e outras ações que agregam valor ao produto final comercializado, e na comercialização de produtos como o file de tilápia congelado, entre outros. Diretamante da Amazônia, a Pesquali apresentará pescados como pirarucu, aruanã, surubim, filhote, dourado, mapará, tucunaré, tambaqui e piramutaba.

A programação completa da Seafood Show Latin America 2025 pode ser acessada diretamente em seafoodshow.com.br.

Serviço

Seafood Show Latin America 2025
Data: 21 a 23 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Ingressos: seafoodshow.com.br (somente para profissionais do setor)