Um legado, um retorno

Criado pelo saudoso chef Paulo Martins em 2000 e suspenso desde 2020, Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense retoma a programação e movimenta Belém até 30 de setembro

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Pensado, criado e realizado a partir de 2000 em Belém pelo chef Paulo Martins, que à época brilhava à frente do seu restaurante Lá em Casa, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense retorna à cena em sua 15ª edição com atividades ao longo de todo o mês de setembro, organizado pelo Instituto Paulo Martins, mantido pela família do saudoso chef, em parceria com a produtora de eventos Origem Justa.

Entre as diversas atividades estão o Circuito Gastronômico (de 1 a 21 de setembro), por meio do qual 20 restaurantes da cidade apresentam pratos criados para o Festival; a Feira de Produtores (de 1 a 30 de setembro), de acesso gratuito no Shopping Bosque Grão-Pará; os Jantares Magnos (nos dias 3 e 10 de setembro); o Chefs na Praça e a Farofada (em 20 e 21 de setembro), com chefs preparando pratos em praça pública; e o Grande Festival, novidade da edição 2025, que acontece nos fins de semana de 5 a 7 e de 12 a 14, com a presença de chefs “forasteiras”, como Janaina Torres, Carole Crema e Telma Shimizu, do Aizomê (SP); de Salvador chega Leila Cordeiro, do restaurante Dona Mariquita e de Belo Horizonte, Bruna Martins, do Birosca S2 (foto). 


 

Entre os vinte participantes do circuito gastronômico, por sua vez, estão alguns endereços importantes da cozinha belenense, a exemplo do Manjar das Garças, do Remanso do Peixe e do Casa de Saulo, e novos protagonistas, como o Com'é?! Ristorante, o Sweet by Bebel Lima e o Casa Iga.

Jantar Magno e Grande Festival
No jantar magno programado para 10 de setembro no restaurante no Com’è? Ristorante, dividirão a cozinha e o menu os chefs Paulo Anijar, Ilca Carmo e Danielle Dahoui (do Ruella, de São Paulo). Já o Grande Festival, de 12 a 14 de setembro, reunirá chefs convidados, restaurantes, bares, sorveterias e marcas da gastronomia local e nacional, além do Jantar das Boieiras (sexta, 12) e das aulas-show (sábado, 13, e domingo, 14). Confira a programação do Grande Festival de 12 a 14 de setembro:

Jantar das Boleiras (sexta, 12):

  1. Karen Azevedo - Box 25 | Chef Raul Lemos
  2. Édson Rodrigues - Box 27 | Chef Marilia Passos
  3. Gláucia Silva - Box 36 | Chef Dani Martins
  4. Claudete Santos - Box 39 | Chef Rodrigo Martins
  5. Nilma Passos - Box 40 | Chef Leila Carreiro
  6. Roseane Gomes - Box 43 | Chef Janaína Torres
  7. Eliana Maria da Silva Ferreira - Box 49 | Chef Rodrigo Bellora
  8. Osvaldina da Silva Ferreira - Box 52 | Chef Gustavo Rodrigues
  9. Hellem Barros - Box 54 | Chef Leo Modesto
  10. Lucia | Chef Bruna Martins

Aulas-show (sábado, 13, e domingo, 14):

Sábado:

12h – Rodrigo Martins

13h30 – Toshi

15h – Denise Araújo

16h30 – Raul Lemos

18h – Thiago Castanho

19h30 – Mohamad Hindi

 

Domingo:

12h – Janaína Torres

13h30 – Leila Carreiro

15h – Rodrigo Bellora

16h30 – Daniela Martins

18h – Bruna Martins

19h30 – Satoshi

Serviço - Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense

Circuito Gastronômico: 1 a 21 de setembro
Nos restaurantes participantes

Jantar Magno 10 de setembro
Com’è? Ristorante
Ingressos: https://www.ticketmaster.com.br/event/festival-ver-o-peso-jantar-magno

Grande Festival: 12 a 14 de setembro
Shopping Bosque Grão-Pará – Av. Centenário, 1052 – Val-de-Cans – Belém/PA
Ingressos: https://www.ticketmaster.com.br/event/festival-ver-o-peso-da-cozinha-paraense

Aulas-Show: 13 e 14 de setembro
Shopping Bosque Grão-Pará – Av. Centenário, 1052 – Val-de-Cans – Belém/PA
Ingressos: https://www.ticketmaster.com.br/event/festival-ver-o-peso-aulas-show

Jantar das Boieiras: 12 de setembro
Shopping Bosque Grão-Pará – Av. Centenário, 1052 – Val-de-Cans – Belém/PA
Ingressos: https://www.ticketmaster.com.br/event/festival-ver-o-peso-da-cozinha-paraense

Lançamento da biografia de Paulo Martins: 9 e 14 de setembro
Casa Balaio e Shopping Bosque Grão-Pará

Chefs na Praça e Farofada: 20 e 21 de setembro
Praça Batista Campos
Entrada gratuita