Terceiro maior mercado em termos de exportação dos rótulos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, o Brasil registrou mais de 7 milhões de euros em compras no ano de 2023. Com o objetivo de incrementar ainda mais esses números, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) levou a Portugal profissionais do vinho e da gastronomia brasileiros, no âmbito do plano anual de marketing daquela região.
A viagem, de 19 a 22 de novembro, proporcionou algumas novidades ao grupo, ao focar-se não só no vinho mas também no que complementa a experiência do consumo. A gastronomia, as harmonizações e as experiências de enoturismo criam memórias e histórias que são levadas de volta e partilhadas junto de outros consumidores. A primeira parada do roteiro foi na Casa do Vinho Verde, na cidade do Porto, somando depois visitas, degustações e experiências gastronômicas pelos produtores Casa de Santa Eulália, Márcio Lopes Winemaker, Quinta do Louridal, Quinta de São Gião, Vercoope, Caves Campelo e Adega Ponte de Lima. Seguiram-se visitas e provas à Quinta da Raza, Aphros Wine, Quinta da Aveleda, Cazas Novas, Quinta D’Amares e Soalheiro.
Embora já conhecessem o Vinho Verde e a casta Alvarinho, em particular, o contato com os produtores e com os vinhos apresentados aportou conhecimento extra. Sommeliers, chefes de cozinha, wine educators, blogueiros, proprietários de wine bares e importadoras, de quatro estados brasileiros, mostraram-se entusiasmados com a descoberta de outras castas e estilos de vinho, do mais leve e jovem aos mais complexos e com capacidade de guarda, com real impacto no mercado brasileiro.