2025 marca os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul (no Brasil, iniciou um ano antes, em 1874). Entre as muitas marcas que tal movimento deixou na cultura gaúcha está a viticultura. E na esteira dessa celebração, está inserida a Pipa Parade, exposição de arte ao ar livre que vai rolar na Serra Gaúcha entre os dias 7 de janeiro a 7 de março de 2025, em 10 cidades da região.
Nesta primeira edição, o projeto cultural itinerante reunirá 30 artistas gaúchos que por meio de suas pinturas em pipa (barricas de vinho), homenagearão os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e, de quebra, marcarão o início da vindima. A ideia é fomentar ainda mais o enoturismo local, especialmente após a devastadora enchente ocorrida no estado em maio passado. Idealizado pela Wine Locals, através do Ministério da Cultura (Lei Rouanet 8.313/1991) e apresentado pelo Governo do Estado, o Pipa Parade tem como objetivo criar uma rota inédita do vinho permitindo conectar toda a região das Hortênsias e a região da Uva e Vinho.
Ao todo, a rota Pipa Parade contará com 30 pontos de exposição espalhados pelas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Monte Belo do Sul, Gramado, Canela e Flores da Cunha.
Assinam o projeto os artistas: Antônio Giacomi, Antônio Vasques, Belle Foliatti, Bina Monteiro, Carla Barth, Celo Pax, Claudia Hamerski, Daniela Cidade, Eduardo Vieira da Cunha, Edgar Vasques, Geraldo Markes, Gustavo Assarian, Iotti, Jotape Pax, Wesot, Kelin Agnes, Lilian Maus, Lenko, Pablo Perini, Pamela Zorn, Pati Rigon, Paulo Amaral, Paulo Corrêa, Pedro Emcb, Pirecco Studio, Stang, Tiago Giordani, Tupax, Tiago Gregório, Xadalu Tupã Jekupé, Zoravia Bettiol e Zé Darcí.
O Pipa Parade tem como mantenedores: Salton, Luiz Argenta, Sim Rede de Postos, Empresas Argenta, Miolo Wine Group, Pizzato Vinhas e Vinhos, Casa Perini, Casa Valduga e Vinícola Aurora.
Mais informações: www.pipaparade.com.br