Louisiana, I love you

Fotografia: Divulgação
Shirley Legnani

Shirley Legnani

Lugar como nenhum outro, o estado norte americano é a mistura de tudo o que um viajante procura: hospitalidade, boa comida, história, cultura e muita diversão. Quer conhecer mais sobre o sul dos Estados Unidos? Então vem!

 

Louisiana é daquelas regiões que une séculos de história, mas que se conecta com o novo sem perder o charme e a originalidade do antigo. Tem atrações modernas e um agitado centro, mas com cara de cidadezinha do interior – muito inclusive, pela calorosa receptividade dos habitantes, que para muitos americanos, trata-se de uma região com sotaque carregado e uma linguagem única. Adoram usar o termo “Hey mamma”.

 

Seja pelo Mardi Gras (uma espécie de Carnaval) ou pela comida, a capital Baton Rouge (que tem um ótimo aeroporto), se beneficia de cada detalhe e ocasião para virar atrativo para os turistas de todas as partes do mundo visitam a região. 

Além de ser uma das cidades mais históricas e animadas do Sul dos Estados Unidos, é em Baton Rouge que acontece os mais importantes festivais de blues do país. Tanto que há centenas de músicos de todas as partes do mundo se apresentando em praças ou em casas de show.

E é lá também que se faz um mergulho na história da política americana, com o Old State Capitol (Antigo Capitólio Estadual) e o Old Governor's Mansion (Antigo Palácio do Governo). Há também o Capitol Park Museum (Museu do Parque do Capitólio) e o Louisiana Art & Science Museum (Museu de Artes e Ciências da Louisiana), onde é possível explorar de tudo, do Egito Antigo ao sistema solar. Pra quem gosta e se tiver tempo, faça um passeio no USS Kidd Veterans Museum (Museu de Veteranos do USS Kidd) e conheça o convés de um contratorpedeiro de classe Fletcher da Segunda Guerra Mundial, que serve de museu e memorial das forças armadas dos Estados Unidos.

 

A poucos quilômetros de carro de Baton Rouge, seguindo para a agitada New Orleans é possível ver construções preservadas de Magnolia Mound, como a casa em si, que hoje abriga um museu, a cozinha aberta e uma senzala. O Rural Life Museum (Museu da Vida Rural) da LSU retrata aspectos da vida dos séculos XVIII e XIX, com a maior coleção de arquitetura da Louisiana, muitos objetos de época e diversas estruturas. No River Road African American Museum (Museu Afro-Americano River Road), guarda 300 anos de tradições e história afro-americanas, por meio de diversas exposições do vasto acervo do museu.

 

Não esqueça de parar em New Orleans, cidade que em qualquer época do ano, recebe os visitantes em grande estilo e proporciona experiências que combinam as culturas caribenha, espanhola, francesa e africana, criando uma explosão de sabores, emoções e sons. A música está por toda a parte, todos adoram comer e todos os dias são de festa nessa cidade que deu origem ao jazz, é o centro da culinária creole, está repleta de carvalhos centenários e oferece passeios de bonde até hoje. Com uma combinação única de vida na cidade, excursões por pântanos, festivais, importância histórica e muita celebração durante o Mardi Gras, a cidade de Nova Orleans tem a receita para cativar a todos.

História e arquitetura

 

Embarque no bonde da linha St. Charles Avenue, Canal Street ou Riverfront para explorar essa cidade de mais de 300 anos, cercada de lagos, canais e baías e por onde passa o rio Mississippi. Admire a arquitetura local em mais de 20 distritos históricos, quantidade que não se encontra em nenhuma outra cidade dos EUA. Conheça as mansões da St. Charles Avenue, propriedades imponentes no Garden District e o carrossel que funciona no bar do Hotel Monteleone. No centro do French Quarter, a animada Jackson Square convida a todos para curtir sem pressa. Depois de admirar as obras que os artistas exibem nas cercas de ferro e descobrir o que aguarda por você no futuro, atravesse a rua para visitar a St. Louis Cathedral (Catedral de São Luís), a mais antiga catedral dos EUA em funcionamento ininterrupto. Para ter uma perspectiva diferente, faça uma excursão pela região a bordo do navio a vapor Natchez ou do navio movido a roda de pás Creole Queen.

 

Para garantir energia para todas essas atividades, faça uma parada no French Market para tomar uma xícara do típico café com leite da região, acompanhado de um beignet, ou tomar uma bebida gelada na Bourbon Street. Planeje o resto do dia para ter certeza de que conseguirá provar pratos típicos locais, como gumbo, jambalaya, sanduíches po'boy, lagostins e ostras. Os restaurantes da cidade sempre aparecem nas listas de melhores lugares para se comer pelos EUA.

Aumente o som

Esse paraíso para os amantes da música é o berço dos estilos musicais jazz, zydeco, R&B e soul. A cidade de Nova Orleans também revelou grandes nomes da música, de Louis Armstrong a artistas contemporâneos, como Trombone Shorty, Jon Batiste, Branford Marsalis e Harry Connick Jr. Explore a Frenchmen Street no Faubourg Marigny, um autêntico bairro creole que é uma verdadeira meca de casas noturnas, bares e restaurantes. Há apresentações de música ao vivo todos os dias e todas as noites na região, e muitos locais recebem artistas premiados durante toda a semana. Uma atração imperdível é o Preservation Hall, local dedicado a preservar a tradição do jazz em Nova Orleans.

 

Diversão e informação

Outros lugares que vale a pena visitar são o National World War II Museum (Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial) e os museus estaduais Presbytere e Cabildo. E vale a dica: o estado da Louisiana oferece compras sem impostos para visitantes internacionais. Basta apresentar o passaporte e solicitar um voucher para reembolso de impostos para resgatar no Aeroporto Internacional Louis Armstrong ou no The Outlet Collection at Riverwalk.

 

A jornalista viajou a convite da Travel South USA