O que faz o Vinho Verde ser tão dinâmico e diverso?

Conheça os segredos desse estilo de vinho que vai bem em várias ocasiões e combinações

Gustavo Giacchero

Gustavo Giacchero

Uma das características que mais escutamos quando o assunto é Vinho Verde, é sobre o seu dinamismo e diversidade. Mas afinal, o que seria um vinho dinâmico? Na minha opinião, é um vinho vibrante, vivaz, que não para de evoluir. Que pode funcionar bem em várias ocasiões ou em várias combinações.

E junto com o dinamismo do Vinho Verde vem a sua diversidade, pois apesar de ser majoritariamente um vinho branco – mais de 80% da produção é desta categoria - são vinhos que podem ser muito diferentes: dos mais leves e frescos que funcionam bem com uma salada ou uma seleção de queijos ou simplesmente com um bom bate papo; até aqueles mais complexos e cheios de informações na taça, que evoluem muito bem o passar dos anos, e que pedem combinações mais complexas.

Mas ao que se deve todo este dinamismo e diversidade de um Vinho Verde? Se tivesse que justificar com apenas um elemento, seria pela sua acidez natural que estes vinhos alcançam. É claro que a uva da qual ele é feito e a sub-região de onde ela sai fará toda a diferença no produto, mas este elemento, que é comum em todos os Vinhos Verdes é que vai garantir a sensação de frescor do vinho, além do equilíbrio quando o assunto é harmonização. Isso sem falar que esta acidez também é elemento fundamental para a conservação e envelhecimento saudável da bebida.

E um outro detalhe importante, enquanto praticamente todas as regiões vitivinícolas do mundo, com o aquecimento global que não dá trégua, tem como grande desafio, produzir nos dias de hoje, vinhos que consigam equilibrar álcool e acidez, a região do Vinho Verde consegue entregar para nós consumidores, vinhos cada vez mais frescos e equilibrados. Tudo graças ao seu terroir singular no norte de Portugal, com o perfil das suas uvas, além dos vinhedos que margeiam o litoral atlântico ou alguns dos seus vários rios que cortam a região. E este é mais um grande diferencial do Vinho Verde, conseguir entregar vinhos frescos e equilibrados com naturalidade, algo difícil para outras regiões, nos últimos anos.

Por fim, o Vinho Verde talvez esteja no seu melhor momento, pronto para surpreender a todos que se dão o direito de abrir uma garrafa deste grande vinho.