Atrás das grades

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Uma operação da polícia francesa recuperou cerca de 5 milhões de euros em vinhos finos roubados e resultou na prisão de mais de 20 pessoas.

 

Os agentes invadiram locais em Gironde, Dordogne e Loire no início da semana, recuperando cerca de 900 garrafas de vinhos que haviam sido roubados e prendendo 25 suspeitos no que uma agência de notícias francesa chamou de “apreensão do século”.

 

A polícia recuperou caixas de alguns dos vinhos mais prestigiosos da França, incluindo Domaine de la Romanée-Conti, Cheval Blanc, Petrus e Yquem, entre outros, após investigação que levou mais de um ano.

 

Patrick Léonard, chefe da polícia inter-regional de Bordeaux, disse: “Eles são profissionais que sabem como frustrar as medidas de segurança; de câmeras a alarmes ou detectores de movimento”.

 

Entre os detidos está o suposto líder da gangue, um homem de 55 anos de ascendência asiática, residente em Bordeaux, que anteriormente trabalhava no comércio e é supostamente conhecido da polícia.

 

Os bens roubados foram levados de vários restaurantes, armazéns e lojas na França. Não está claro se essa gangue também foi responsável pelo roubo espetacular no luxuoso comerciante parisiense Caves de Taillevent em outubro deste ano.