Chuva de milhões

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

As vinícolas do Sul da França receberão uma ajuda e tanto para recuperar parte dos danos provocados pela pandemia do COVID-19. Um total de 34 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões) será disponibilizado às empresas da região.

 

O plano, anunciado pelo conselho regional da Occitanie, em parceria com empresas da região, visa proteger empregos, aumentar as vendas e ajudar a região e seus produtores de vinho a recuperar sua participação no mercado nos próximos 18 meses. Além disso, pretende ajudar as empresas a desenvolver parcerias comerciais plurianuais, fomentar a valorização dos vinhos e salvaguardar a produção dos distintos vinhos de sobremesa da região (vins doux naturels).

 

A iniciativa conta com o apoio do conselho regional, dos conselhos regionais de negócios e marketing, dos sindicatos da indústria do vinho, da Câmara Regional da Agricultura e dos órgãos do comércio de vinhos, incluindo o Inter Oc (Conselho Interprofissional de Vinhos do Pays d'Oc), o IVSO (Conselho Interprofissional). de Vinhos do Sudoeste da França), CIVL (Conselho Interprofissional de Languedoc Wines), CIVR (Conselho Interprofissional de Vinhos Roussillon) e Gardoise, parte da Inter Rhône.

 

Será dado apoio às empresas para auxiliá-las em suas despesas de marketing, incluindo a participação em feiras, enquanto 0,5 milhões de euros também serão destinados a uma campanha de promoção dos vinhos da região. 80% do orçamento (14 milhões de euros) assumirá a forma de ajuda direta às empresas.

 

Outros 20 milhões de euros serão provenientes de organismos de comércio de vinhos. A Inter Oc está contribuindo com 14 milhões de euros, enquanto a CIVL, a CIVR e a IVSO estão doando 2 milhões de euros à causa.

 

O plano de recuperação será apresentado à votação dos representantes regionais eleitos em julho.

 

Além dos esquemas do governo nacional, a região foi apoiada por várias medidas durante a crise do COVID-19. As empresas de vinho puderam tirar proveito do Fundo Regional de Solidariedade (Fundo Regional Solidário), que presta auxílio a empresas que não tiveram acesso a um empréstimo garantido pelo Estado (PGE). As empresas também receberam extensões, adiamentos ou isenções de pagamentos de empréstimos. Além disso, o Solidarité Alimentation Occitanie, lançado em março, ajudou a promover entregas locais para manter a atividade econômica na região.

 

Occitanie é a região administrativa formada em 2016 a partir da fusão das regiões Languedoc-Roussillon e Midi-Pyrénées. Compreende mais de 270.000 ha, produzindo 14 milhões de hectolitros de vinho e possui 93 denominações, incluindo 59 DOP. É vitícola diversificada, com cerca de 150 variedades de uvas nativas e internacionais cultivadas. Cerca de 22.600 empresas relacionadas a vinho operam na região - empregando 100.000 pessoas - com um faturamento de € 1,3 bilhões. As uvas para vinho representam 20% da produção agrícola da região (em 2017) e os vinhos no valor de 925 milhões de euros foram exportados em 2018.