De Moema ao Pontal

Eventos e festivais gastronômicos agitam Rio e São Paulo até o fim de julho. Confira os destaques

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Até o dia 31 de julho, cariocas e paulistanos – ok,ok, e turistas de outras origens também – encontram boas razões para embarcar na ponte aérea e aterrissar à mesa de alguns restaurantes e quiosques de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ao longo deste mês, há festivais e temporadas de ingredientes à disposição dos comensais em ambas as cidades.

O Rio de Janeiro, por exemplo, recebe até o último dia do mês a quarta edição do festival gastronômico Sabores da Orla, que envolve 120 quiosques instalados a beira-mar, do Leme ao Pontal. Eles disputam o Prêmio Sabores da Orla, que irá apontar o “Quiosque preferido” e os três melhores garçons desses estabelecimentos. A eleição será feita por um júri técnico, formado por chefs e integrantes do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio, e pelo voto do público, por meio do aplicativo Sabores da Orla. O quiosque vencedor leva um prêmio em dinheiro. Um dos representantes da orla do Leme e de Copacabana é o Coisa de Carioca, que comparece com o prato Papo 10 (polvo grelhado, batata calabresa, tomate-cereja e crocante de bacon com aïoli de páprica defumada, 85 reais). Já do Leblon, o Quase Nove apresenta o Arroz Quase Nove (arroz de carne de siri e camarão, temperado com alho, cebola, pimentão e cenoura, 70 reais).

Já em São Paulo, o chef Allan Villa Espejo conduz até o dia 31 de julho o Momento da Lagosta, no Al Mare Ristorante, no bairro de Moema. Entre os pratos autorais e receitas clássicas elaborados por Allan e o chef Ednizio Souza estão a lagosta do Soares (cauda de lagosta grelhada na casca, castanha de caju, risoto de banana e urucum, 167 reais) e a lagosta a provençal (lagosta grelhada na casca ao molho provençal, com batata corada, brócolis e tomate cereja, 178 reais).

Para os aficionados por trufas negras, duas das melhores casas italianas de São Paulo estão com sua temporada dedicada à iguaria: a Vinheria Percussi traz um cardápio com seis receitas que incluem a trufa negra (são cobrados 12 reais por cada grama ralada do ingrediente a cada prato), entre as quais o gnocchi al triplo burro (nhoque de batata servido na manteiga, creme de leite e parmesão) e o ravióli na manteiga recheado de batata e beterraba (62 reais mais o valor cobrado pela trufa). O Piselli, do restaurateur Juscelino Pereira, elaborou um menu degustação de quatro etapas (entrada, dois pratos e sobremesa), a 450 reais.

Serviço:

RJ:
Sabores da Orla: https://premiosaboresdaorla.com.br

SP:
Al Mare Ristorante: www.almare.com.br
Piselli: www.piselli.com.br
Vinheria Percussi: www.percussi.com.br