Melhor que bolsa de valores

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Redação

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Liber Pater 2011 de 18 litros e Boerl & Kroff 1995 de 30 litros à disposição de investidores a partir de 200 mil euros, cada.

 

A portuguesa consultora de vinhos Martins Wine Advisor (MWA) acaba de colocar dois dos mais "caros e raros vinhos do mundo à disposição dos investidores e colecionadores", o Liber Pater 2011, de 18 litros, e o Boerl & Kroff de 1995, de 30 litros. A empresa, embaixadora das duas marcas, geriu o negócio de aquisição com o OENO GROUP, que comprou as garrafas por cerca de 200 mil euros, cada uma. A vontade da empresa, que estima que o retorno do investimento em vinhos é de cerca de 12 por cento ao ano, é rapidamente colocar Portugal, e alguns vinhos portugueses, nesta rota de investimento. 

“O papel da Martins Wine Advisor é detetar os vinhos raros e propô-los aos investidores. Neste caso, estas duas marcas representados por nós, apresentam vinhos que são oportunidades únicas para os colecionadores e investidores e o OENO GROUP tem perfeita noção do seu valor. De tal modo que o Liber Pater horas após a aquisição já estava vendido por um valor que o comprador quis manter anónimo”, explica Claúdio Martins, CEO, da MWA. “Queremos trabalhar para conseguirmos em breve introduzir vinhos portugueses neste circuito. Acreditamos muito no potencial dos nossos vinhos, na história das nossas regiões demarcadas e espero, muito em breve, podermos anunciar a venda de um vinho português para o OENO GROUP ou a um investidor privado”, acrescenta. 

A bordalesa Liber Pater é já uma das mais exclusivas marcas de produtores de vinhos raros no mundo. Ao apresentar ao mercado uma garrafa única de 18 litros do vintage de 2011, a empresa chamou as atenções dos investidores. Já a garrafa de champanhe de 30 litros da casa Boerl & Kroff Melchizedek 1995 é o único exemplar desta produção. Com o custo da garrafa, sem o vinho, a custar 4000 euros. Foi colocado à venda pelo OENO GROUP entre 173 e 200 mil euros.

“É claro que não é todo nem qualquer vinho que pode estar na categoria de investimento. Quando se produz um vinho com estas caraterísticas de investimento está associado a uma marca que já tem o seu valor, que é produzido em quantidades reduzidíssimas, entre outras caraterísticas diferenciadoras que tornam a procura superior à oferta, fazendo disparar o seu valor. O investimento em vinho tem um crescimento de 10 a 12% ao ano, sem grandes oscilações”, diz Claúdio Martins.