Morre Diego Planeta

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Morreu na tarde de sábado Diego Planeta, ex-presidente da cooperativa Settesoli e fundador da vinícola Planeta. Ele tinha 80 anos.

 

Com apenas 24 anos, em 1964, Diego Planeta fundou a cooperativa siciliana Settesoli em 1964 e posteriormente foi nomeado seu presidente, cargo que ocupou de 1973 a 2011.

 

Na década de 1980, fundou a vinícola que leva seu sobrenome, mas os primeiros vinhos da casa chegariam ao mercado apenas nos anos 1990. A Planeta, que administrou até se aposentar em 2011, hoje possui 400 hectares de vinhas espalhados por várias regiões da Sicília (Menfi, Vittoria, Noto, Etna e Capo Milazzo).

 

Planeta é considerado uma das pessoas que ajudou a transformar a cara do vinho siciliano, outrora marcado por vinhos produzidos a granel e hoje região respeitada por entregar vinhos de qualidade indiscutível.

 

Diego Planeta foi também presidente do Instituto Regional da Vinha e do Vinho e vice-presidente do grupo vitivinícola Assovini Sicilia e do sindicato dos agricultores de Agrigento.

 

Em 2004 ele recebeu um diploma honorário em ciências agrícolas pela Universidade de Palermo e foi premiado com a Ordem de Mérito Cavalieri del Lavoro pelo governo italiano.

 

Um funeral privado foi realizado nesta segunda-feira, 21 de setembro.