Morre Pio Boffa

Fotografia: DR
Redação

Redação

Pio Boffa, líder da vinícola Pio Cesare no Piemonte da Itália, morreu neste fim de semana após uma batalha de duas semanas com a  COVID-19. Ele tinha 66 anos.

 

Enólogo, quarta geração da família, Boffa comandou a vinícola por quatro décadas. Durante o tempo em que ficou a frente da casa, transformou a Pio Cesare, antes um aclamado negociante, em uma vinícola de alta qualidade com mais de 173 acres de vinha em Barolo e Barbaresco. Pio Boffa era, indubitavelmente, um incansável embaixador dos vinhos do Piemonte e uma das principais referências da região.

 

A morte de Boffa ocorreu após vários bloqueios de pandemia na Itália, durante os quais ele se irritou por não poder viajar pelo mundo e visitar clientes. "Ele era como um leão em uma gaiola. Ele estava realmente chateado por ter que ficar no escritório", disse sua filha e filha única, Federica Boffa, 23. Pio, que por diversas vezes visitou o Brasil, costumava passar mais da metade do ano em viagem.

 

Federica assumirá o negócio com a ajuda do primo, Cesare Benvenuto, 47. Ela disse que o pai temia que pudesse ficar doente do COVID, devido a complicações pulmonares anteriores, e isso o estimulou a acelerar a transição para o quinto geração.

 

“Ele estava convencido de que teria COVID e que não sobreviveria”, disse ela. “Então ele me ensinou muito neste ano. Ele me ensinou como administrar uma vinícola, como administrar um negócio e como manter um legado familiar”.