Os vinhos do jubileu de platina da rainha Elizabeth II

Champanhes, espumantes britânicos, um Porto especial e até rótulos californianos marcaram presença nas comemorações

Fotografia: Divulgação
Marcel Miwa

Marcel Miwa

Um dos assuntos mais comentados nesta semana foi a comemoração do jubileu de platina de Elizabeth II, rainha da Inglaterra. Os vinhos, claro, não ficaram de fora da comemoração.

As festas que marcaram o 70º ano de reinado de Elizabeth II foram realizadas ao longo de quatro dias e contaram com uma seleção de vinhos à altura da ocasião. No capítulo dos espumantes, além do rótulo exclusivo da data - o Queen’s Platinum Jubilee Special Edition English Sparkling Wine (à venda por 39 libras cada garrafa na Inglaterra), feito pela vinícola inglesa Gusborne com Chardonnay (50%), Pinot Noir (40%) e Pinot Meunier (10%), cultivadas nas regiões de Kent e West Sussex - foram servidos os também ingleses Nyetimber Jubilee Classic Cuvée e Virgin Platinum Jubilee English Sparkling Wine (do empresário e bilionário Richard Branson), além do champanhe Bollinger Special Cuvée 007 Limited Edition. 

Entre os tintos e os brancos, a surpresa ficou por conta dos californianos de Bouchaine Vineyards, de Napa (Carneros), cujo foco está na produção de Chardonnay e Pinot Noir. A explicação para a presença no rol é que a proprietária da vinícola, Tatiana Copeland, é amiga da irmã de Elizabeth II, a Princesa Margaret, desde a década de 1980. Outros vinhos feitos com exclusividade para a coleção do Palácio de Buckingham, como um champanhe sagrado de Baron-Fuenté, um branco e um tinto de dos châteaux Lafite-Rothschild e Duhart-Milon (Bordeaux) e um Tokay Aszú 6 Puttonyos de Royal Tokaji, provavelmente também foram servidos ao longo das festividades.

Nos vinhos doces, a tradição dos britânicos com o Porto foi confirmada e a Taylor’s também engarrafou um lote especial de um Very Very Old Tawny Port, porém com idade não divulgada.