Páscoa com Malbec – por que não?

Neste ano, o Malbec Day cai no domingo de Páscoa e diversos produtores de vinho criaram ações para celebrar a data. Confira

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Uva símbolo da vitivinicultura argentina, a Malbec tem seu “Dia Mundial” celebrado desde 2011, por iniciativa da entidade Wines of Argentina. Teria sido 17 de abril de 1853 a data em que as primeiras mudas de Malbec chegaram à Argentina, provenientes de Cahors, na França.

O fato que um século e meio depois, a Malbec simboliza a vinicultura da Argentina. Razões não faltam, entre as quais as condições ideais para maturação da cepa, sobretudo em Mendoza. O clima é seco e quente, há alta amplitude térmica durante o dia e à noite, e a Cordilheira dos Andes oferece uma barreira natural para a as brisas marinhas que vêm do Pacífico.

E em 2022, o 17 de abril coincide com o Domingo de Páscoa, o que estimulou alguns produtores e importadores a realizarem ações promocionais para o mercado brasileiro, com benefícios aos consumidores. A Doña Paula Wines, por exemplo, criou uma campanha com o objetivo de celebrar a data e conta com a participação da embaixadora da marca, a sommelière argentina Cecília Aldaz (confira em @donapaulawines).

Já a Finca la Celia, pioneira na produção de Malbec no Vale do Uco, apresenta a campanha “Criadores de Excelênci”, que está sendo veiculada durante todo o mês de abril no Youtube.