Piemonte tem nova DOCG

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

O Piemonte tem uma nova Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG). Terre Alfieri, localizada principalmente na província de Asti, engloba 11 municípios e é focada na branca arneis e na tinta nebbiolo.

 

A aprovação oficial foi concedida a partir de outubro deste ano, informou o Consorzio Barbera d’Asti e Vini del Monferrato, que regulará a produção. Uma DOCG é o nível mais alto no sistema de classificação de vinhos da Itália.

 

Terre Alfieri já era uma DOC desde 2009 e deve o seu nome ao conde Vittorio Alfieri, poeta e dramaturgo nascido em Asti em 1749. Embora a produção seja pequena, Terre Alfieri é tratada como "um nicho enológico de grande importância".

 

Falamos de uma zona com colinas íngremes caracterizadas pela presença das chamadas areias Asti, solos compostos por depósitos sedimentares marinhos do Plioceno [5,3m a 2,6m anos atrás]".

 

Dos 11 municípios que fazer parte da nova DOCG, sete estão na província de Asti. São eles: Antignano, Celle Enomondo, Cisterna d’Asti, Revigliasco, San Damiano, San Martino Alfieri, Tigliole. Os outros quatro estão na fronteira com a província de Cuneo e são: Castellinaldo, Govone, Magliano Alfieri e Priocca.

 

Existem regras sobre a produção, incluindo rendimento e tempo de envelhecimento, que devem ser seguidas pelas vinícolas que usam o nome Terre Alfieri DOCG. Tanto para ‘Terre Alfieri Nebbiolo’ como para ‘Terre Alfieri Arneis’, o mosto de uva indicado constitui pelo menos 85% do vinho.

 

Para o vinho ‘Superiore’, o Arneis deve ser envelhecido por seis meses, enquanto o Nebbiolo deve ser envelhecido por 12 meses com pelo menos seis deles em barris de madeira. Existe também um nível de Nebbiolo Riserva, que requer 24 meses de envelhecimento, incluindo pelo menos 12 meses em barricas de madeira.