Se a moda pega...

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

As bebidas alcoólicas no Reino Unido poderão em breve trazer nos rótulos quantas calorias líquidas possuem. O governo considera adotar a medida como uma das ações a serem tomadas para combater o problema da obesidade no país. Uma consulta popular pode vir a ser lançada ainda neste ano para decidir sobre a questão.

 

A obesidade tem se tornado um grande problema de saúde pública no Reino Unido. Na semana passada, o governo anunciou uma série de medidas para enfrentar a questão, entre elas, a restrição de propaganda nas TVs e nas plataformas digitais de produtos com alto teor de gordura, açúcar e sal, além da criação de uma espécie de menu de calorias a serem afixados em pontos de venda de alimentos e bebidas para ajudar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis.  A rotulagem das calorias líquidas contidas nas bebidas alcoólicas pode vir a fazer parte deste pacote.

 

Estima-se que o consumo de álcool represente quase 10% da ingestão calórica de quem bebe. No entanto, o governo sustenta que a maioria do público (80%) não tem conhecimento sobre o teor calórico de bebidas alcoólicas e muitos acabam por subestimar o conteúdo verdadeiro.

 

Algumas empresas produtoras de bebidas já começaram a listar as informações nutricionais sobre os produtos, mas a rotulagem de calorias ainda enfrenta forte oposição. A associação dos restaurantes e bares (BBPA) posicionou-se contra a medida, questionando a viabilidade da produção do menu de calorias proposto pelo governo. “Entendemos a agenda do governo em relação à obesidade, mas a maioria dos 50.000 pubs da Grã-Bretanha é administrada como pequenas empresas. O ônus e o custo da rotulagem de calorias proposta serão consideráveis para um comércio já em dificuldades”, argumentou Brigid Simmonds, ex-presidente-executiva do BBPA.

 

Em contrapartida, houve quem comemorasse a decisão do governo. O professor Sir Ian Gilmore, presidente da Alcohol Health Alliance UK, disse que “as pessoas precisam acordar para o impacto que o álcool tem em sua saúde geral”. "Quando o equivalente em calorias de um copo grande de vinho branco é o mesmo que uma fatia de pizza ou um coquetel é tão calórico quanto um cheeseburger, fica claro porque os produtos alcoólicos devem ser incluídos nos planos do governo para enfrentar a crise da obesidade”, defendeu Gilmore.

 

“O álcool é o principal fator de risco de morte entre jovens de 15 a 49 anos na Inglaterra. A rotulagem em todos os produtos alcoólicos com avisos de saúde importantes, diretrizes para consumo de baixo risco, informações sobre ingredientes, nutrição e calorias ajudaria a equipar o público com o conhecimento necessário para tomar decisões mais saudáveis ​​sobre o que e quanto bebe. Se queremos construir uma sociedade mais saudável e resiliente, precisamos acordar para os danos que o álcool causa à saúde das pessoas”, completou o professor.