Terra Limpa

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

A União Europeia divulgou na semana passada a estratégia para combater as alterações climáticas e o esgotamento do solo nos países que compõem o bloco. A ideia é proteger a biodiversidade em todo os 27 países que fazem parte da UE enquanto é desenhado um sistema alimentar mais sustentável, com ênfase na redução do uso de pesticidas e na promoção da agricultura orgânica.

 

As metas são ambiciosas: reduzir pela metade o uso de pesticidas químicos até 2030, garantir que pelo menos 25% da agricultura seja orgânica (atualmente é 8%) e xerar a emissão de gases de efeito estufa até meados do século XXI. O plantio de pelo menos 3 bilhões de árvores também está no plano.

 

O uso de antimicrobianos, que incluem antibióticos, também deve ser reduzido em 50% para a criação de peixes e animais. Segundo dados da UE, as atividades agrícolas geram cerca de 10% do total de emissões de gases de efeito estufa.

 

"A natureza é vital para nosso bem-estar físico e mental, filtra nosso ar e a água, regula o clima e poliniza nossas culturas", disse Stella Kyriakides, comissária de Saúde e Segurança Alimentar. "Mas estamos agindo como se isso não importasse e perdendo a uma taxa sem precedentes".

 

Frans Timmermans, vice-presidente da comissão responsável pelo chamado Green Deal, disse que os novos planos, que precisam ser endossados ​​pelos Estados membros, ajudarão o bloco a se recuperar da crise econômica induzida pela pandemia de coronavírus.

 

A comissão também estima que o investimento na agricultura orgânica ajudará a criar 10 a 20% mais empregos por hectare do que a agricultura tradicional.