Incêndios no Napa atingem vinícolas

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Os incêndios que começaram na madrugada de domingo seguem se espalhando pelo Vale do Napa e pelo Condado de Sonoma. Destruindo o que aparece pela frente, o fogo já consumiu florestas, vinhas, plantações, casas, lojas, vinícolas. E enquanto as chamas não estão controladas, fica impossível avaliar a completa extensão dos danos, sejam eles humanos ou materiais. Mas o certo é que já há relatos de diversas vinícolas destruídas completa ou parcialmente pelo fogo.

 

Dois dos resorts de luxo mais prestigiados de Napa Valley, Meadowood e Calistoga Ranch, sofreram danos significativos. Em Meadowood, diversas instalações foram destruídas, incluindo o prédio onde funcionava o TRAM, restaurante com as máximas três estrelas Michelin. No Rancho Calistoga ainda não foi possível avaliar as perdas. Mas funcionários e hóspedes foram evacuados com segurança antes que as chamas atingissem o complexo.  

 

Em todos os lados do vale os incêndios deixam um rastro de destruição e desolação. Abaixo, confira uma lista de vinícolas com danos já confirmados:

 

• Behrens Family Winery: o prédio em que funcionava a vinícola foi destruído.

 

• Burgess Cellars: a sede da vinícola e a sala de barricas queimaram.

 

• Castello di Amorosa: a histórica casa de fazenda foi perdida. Lá ficava todo o estoque de vinhos da empresa.

 

• Chateau Boswell: o edifício principal, construído com pedra extraída à mão, foi destruído na noite de domingo. Apenas a fachada de pedra permanece; uma coleção de vinhos que data de 1979 foi destruída.

 

• Fairwinds Estate Winery: os edifícios e a adega foram parcialmente destruídos.

 

• Hourglass Winery: a vinícola e uma casa de hóspedes de 162 anos foram demolidas.

 

• Hunnicutt Wines: uma casa na propriedade usada para escritórios e o crushpad da vinícola, que inclui grande parte de seu equipamento de vinificação, foram devastados, embora o prédio da vinícola em si esteja OK, disse o proprietário Justin Stephens.

 

• Merus Wines: queimaram o prédio anexo e uma das duas residências da propriedade, assim como algumas vinhas.

 

• Newton Vineyard: propriedade do conglomerado de luxo Moët Hennessy Louis Vuitton, teve vários prédios da vinícola entre completamente e parcialmente destruídos.

 

• Sherwin Family Vineyards: vinícola familiar de Spring Moutain, queimou completamente.

 

• Spring Mountain Vineyard: a casa do gerente do vinhedo na propriedade foi destruída, e o vinhedo sofreu sérios danos.

 

• Sterling Vineyards: danos severos no prédio anexo à sede principal.

 

• Vinhedos Tofanelli: um celeiro de 120 anos e uma casa de família, que atualmente não era ocupada por moradores.

 

 

Evacuações generalizadas deslocaram milhares de pessoas. E outras dezenas de milhares de pessoas que ainda estão em suas casas ficaram sem energia. Quanto ao entorno, a qualidade do ar se deteriorou. Um alerta de bandeira vermelha está em vigor hoje devido aos fortes e tempestuosos ventos e baixa umidade, que podem alastrar os incêndios.

 

Os bombeiros na Califórnia estão lutando contra 27 grandes incêndios florestais. Até o momento, neste ano, houve um total de 8.100 incêndios florestais que já queimaram mais de 3,8 milhões de acres no estado.