Deu, como diria Jorge Benjor, no The New York Times: o chef René Redzepi anunciou ao jornal anteontem que o seu restaurante Noma encerrará o atendimento ao público no fim de 2024.
Aberto no ano de 2023 em Copenhague, e várias vezes apontado como o melhor restaurante do mundo pela lista The World's 50 Best, o restaurante tem um menu degustação que parte de 500 dólares por comensal.
Redzepi contou ao jornal que, a partir de 2025, o Noma se converterá em um laboratório de pesquisas de comida para desenvolver receitas e produtos para o e-commerce da marca, Noma Projects.
O fechamento do multipremiado restaurante, pontua o jornal, se dá num momento em que os estabelecimentos de altíssima gastronomia ao redor do mundo vêm sendo escrutinados em relação a diversos pontos, entre os quais a própria sustentabilidade do modelo de negócio, por vezes baseado na pressão exercida sobre os trabalhadores da cozinha, que por vezes recebem baixos salários, quando muito, para a atender à demanda dos clientes abastados.
Redzepi, tido como workaholic e de temperamento mercurial quando mais jovem, admite que tal modelo de negócio e de filosofia de trabalho vem se tornando insustentável.
Conforme noticiou GULA em novembro, o Noma terá uma versão pop-up, em Kyoto, no Japão, entre março e maio deste ano.
Não há mais datas disponíveis para essa temporrada nem para a matriz do restaurante em seu endereço de Copenhague, cuja temporada atual se encerra em 18 de fevereiro. Ainda não está aberto o novo período de novas reservas.