Cerveja do bem

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Mais de 700 cervejarias independentes em todo o mundo já aderiram a uma campanha de apoio ao movimento Black Lives Matter.

 

Apenas nos Estados Unidos, 635 cervejarias de todos os 50 estados já encamparam a ideia, que nasceu no Texas, com a Weathered Souls Brewery, que tem sede em San Antonio. 

 

A cervejaria texana criou a Black is Beautiful Beer. A receita pode ser baixada no site da campanha, assim como o rótulo para a bebida.

 

Os cervejeiros participantes estão doam parte dos recursos com a venda da cerveja para uma organização relevante de sua escolha, bem como se comprometem com o trabalho de longo prazo em prol da igualdade racial.

 

Liderada por Marcus Baskerville, proprietário e cervejeiro chefe da Weathered Souls Brewing, a iniciativa foi lançada após protestos generalizados após a morte de George Floyd assassinado por um policial em Minneapolis, Minnesota, no mês passado.

 

Na ocasião, o policial manteve os joelhos pressionando o pescoço de Floyd que, desesperado, gritava que não conseguia respirar. O assassino foi demitido da polícia e preso. Posteriormente foi solto sob fiança.

 

O movimento trouxe à tona questões de longa data de brutalidade policial que afetam desproporcionalmente as comunidades negras nos EUA. Cervejarias em todo o país tornaram-se pontos de entrega de itens essenciais, como alimentos e suprimentos médicos, para pessoas envolvidas em confrontos entre manifestantes e policiais.

 

"Como alguém que lidou pessoalmente com o abuso de poder pela polícia, essa recente turbulência que o país está enfrentando chegou em casa para mim", disse Baskerville, no site da campanha.

 

Embora a campanha tenha começado nos Estados Unidos, a comunidade cervejeira internacional já demonstrou apoio.

 

Duas cervejarias brasileiras já aderiram ao movimento. A Satira, de Nova Lima, Minas Gerais, a Antony's Beer, de Jundiaí SP. Até a tarde do dia 16 de junho, 723 cervejarias de 13 diferentes países já tinham entrado na campanha. A Brewdog, com sede em Aberdeenshire, Escócia; a cervejaria de Manchester Cloudwater, a Forest Road Brewing Co, com sede em Londres, a Devil Craft Brewing de Tóquio e a Half Baked Brewing Collective nas Filipinas estão entre dezenas de outras empresas fora dos EUA que estão criando sua própria cerveja para arrecadar fundos para causas como Black Lives Matter.

 

 

Clique aqui para acessar o site da campanha.


Leia também

Racismo derruba editor da Bon Apétit