Adeus, glifosato

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

A agricultura sustentável, com afastamento cada vez mais criterioso dos produtos químicos sintéticos, ganhou novos aliados na França. Bernard Pineau, chefe de viticultura sustentável da Martell Mumm Perrier-Jouët (MMPJ), subsidiária da Pernod-Ricard, anunciou que o grupo planeja estabelecer projetos-piloto para agricultura regenerativa e biodiversidade em suas próprias vinhas (430 hectares em Cognac e 260 hectares em Champagne) a partir de 2021.

 

“Os vinhedos franceses estão em um período intermediário em que estamos nos afastando dos produtos químicos. O controle de plantas daninhas e tratamentos sistemáticos terminaram. Agora se trata de observação”, comentou Pineau. “Para estabelecer nosso modelo, estamos analisando o melhor que pode ser encontrado entre as técnicas orgânicas, biodinâmicas e agroflorestais ... Nada está fora dos limites”, acrescentou. A ideia de Pineau é reduzir os insumos químicos sem se restringir à agricultura orgânica, “que depende muito do cobre”.

 

O glifosato foi proibido na Martell em 2019 e na Mumm e Perrier-Jouët em 2020. Está sendo testado nas vinhas o controle alternativo de ervas daninhas (elétrica, espuma, pressão da água etc.), bem como implementando um programa de criação de variedades em Cognac (usando Vidal blanc), introdução de inventários de biodiversidade, aumento do uso de biocontrole (incluindo tratamento de míldio com a solução de algas Immunrise) e aumento do uso de painéis de recuperação para pulverização, entre outros.

 

Leia também:

Terra Limpa

Um Mundo Natural