Na berlinda

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Um grupo de pesquisadores britânicos das universidades de Manchester e Salford publicou um estudo na revista Science of the Total Environment em que relacionam o consumo elevado de arroz a um maior risco de mortes prematuras evitáveis.

 

Uma das fontes de alimento mais consumida no mundo, o arroz é rico em arsênico inorgânico. Veneno bem conhecido, relacionado a doenças cardiovasculares e a diversos tipos de câncer, a substância tende a se concentrar no arroz, segundo a pesquisa. O alimento é consumido em larga escala por cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo e, de acordo com o estudo, é responsável por 50 mil mortes prematuras evitáveis anualmente.

 

Leia também:

Cabelo pode identificar o tipo de alimentação de uma pessoa

Dietas ricas em proteínas vegetais diminuem risco de morte

Canela ajuda a controlar açúcar no sangue

 

“As pesquisas apontam uma significativa associação entre mortalidade cardiovascular elevada e o consumo de arroz com arsênio inorgânico”, garante o professor David Polya, da Universidade de Manchester.

 

O professor reconhece que estudos mais robustos precisam ser desenvolvidos para confirmar o resultado, até pelo fato de o arroz também trazer efeitos benéficos à saúde, principalmente pelo alto teor de fibra. E faz a ressalva de que algumas variedades de arroz como o basmati, por exemplo, apresenta teores de arsênico inorgânico mais baixos.

 

De qualquer forma, equipe ratifica que uma saída segura é uma dieta balanceada com grande variedade de alimentos e que não seja baseada principalmente em arroz.